sábado, 28 de abril de 2012

Festa de São José Operário


1º. de maio é o Dia do Trabalho, é um dia em que os trabalhadores, desde 1886, entraram em vários acordos com os principais sindicalistas em Chicago nos Estados Unidos. Para homenagear aqueles que morreram nas lutas de 1886, a Segunda Internacional Socialista, em Paris, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º. de maio de cada ano. É um dia símbolo da luta de classe, e é comemorado com passeatas, reivindicações salariais, luta pela diminuição da jornada de trabalho etc.
No 1º. de maio de 1955, perante uma manifestação de 200.000 operários na Praça de São Pedro, em Roma, o grande papa Pio Xll, de saudosa memória, disse: “Neste dia 1º. de maio, que o mundo do trabalho adjudicou como festa própria, eu, Vigário de Cristo, queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres. Tomado neste sentido pelos operários cristãos, o 1º. de maio, em vez de ser fomento de discórdias, de ódio e de violências, é e será um convite constante à sociedade moderna a completar o que ainda falta à paz social. Seja, portanto, o 1º. De maio uma festa cristã, um dia de júbilo para a triunfo concreto e progressivo dos ideais da grande família do trabalho” (cf. O Santo do Dia, S. Conti, Vozes, 4ª.ed., p.189). Depois de proferir essas palavras o papa instituiu neste dia a Festa de São José Operário, Protetor e Modelo de todos os trabalhadores.
No Evangelho de São Mateus, Capítulo 13, versículo 55, falando sobre Jesus encontramos a frase: “Não é ele o filho do carpinteiro”. No latim antigo São José é denominado no evangelho de “faber”, uma profissão ambivalente, incluindo o marceneiro e o ferreiro. Portanto, podemos crer que na sua pequena oficina em Nazaré, José desenvolveu essas duas profissões. No Evangelho de São Mateus 1, 19, falando sobre Maria encontramos a frase: “José, seu esposo, era um homem justo…”. Na linguagem bíblica isso significa um homem repleto de todas as virtudes, de santidade completa. Homem orante, trabalhador, respeitador, bondoso e honesto. Sendo assim, acreditamos que seu relacionamento com seus fregueses era inspirado no respeito, na justiça, na honestidade e dignidade. É neste sentido que o papa Pio Xll colocou São José como modelo e protetor dos operários neste dia 1º. de maio. Que Deus através da intercessão de São José Operário abençoe todos os trabalhadores do mundo inteiro.
Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e assessor da CNBB Reg. NE1

Nenhum comentário:

Postar um comentário